PLANO DE ENSINO
CURSO: Psicologia
SÉRIE: 2º Semestre
DISCIPLINA: Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem
CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 Horas/aula
CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Horas
I - EMENTA
Estudo das teorias do desenvolvimento psicológico e suas implicações no
processo ensino aprendizagem do aluno. A construção do conhecimento pelo
indivíduo, inserido em um dado contexto social e cultural.
II - OBJETIVOS GERAIS
Domínio dos princípios teórico-metodológicos das diferentes teorias da
aprendizagem.
Conhecimento dos principais conceitos das teorias da aprendizagem assim
como os teóricos que as representam.
Compreensão das estratégias de intervenção do professor no processo de
desenvolvimento e aprendizagem do aluno, de acordo com os princípios de cada
teoria.
III - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Tal competência será desenvolvida a partir das seguintes habilidades:
Identificar e reconhecer procedimentos pedagógicos de intervenção do
professor em situações-problema de acordo com cada uma das teorias da
aprendizagem.
Escolher e explicar procedimentos pedagógicos de intervenção do
professor em situações-problema de acordo com cada uma das teorias da
aprendizagem.
Relacionar os conceitos de diferentes teorias psicológicas quando
aplicadas à educação.
IV - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Modelos Pedagógicos, Epistemológicos e Psicológicos em Educação
2. Abordagem Tradicional – Snyders e Herbart
3. Abordagem Comportamental – Skinner
4. Abordagem Humanista – Rogers e Neill
5. Abordagem Psicanalítica – Freud
6. Abordagem Histórico-Cultural – Paulo Freire
7. Abordagem Construtivista – Piaget
8. Abordagem Inteligência Emocional – Goleman
9. Abordagem Inteligências Múltiplas – Gardner
V - ESTRATÉGIA DE TRABALHO
Com o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade de identificar e aplicar os
principais conceitos de cada abordagem psicológica, esta unidade de estudo
utilizará aulas expositivas com esquemas em que o professor irá salientar:
Vida e obra dos teóricos representantes de cada uma das teorias psicológicas;
Principais conceitos de cada uma das teorias psicológicas;
Aplicação de cada uma das teorias psicológicas bem como reflexão crítica das
mesmas no processo de ensino e aprendizagem do aluno.
Todas as aulas terão, ao final, um tempo de 15 minutos reservado para
discussão com os alunos sobre o tema pertinente à aula do dia. O tema e forma
de discussão estão sugeridos (projeção de vídeo, fragmentos de texto e
situações-problema) no Plano de Aulas.
ATENÇÃO: No sistema online há conteúdos e exercícios que podem ser
utilizados pelo professor, durante o semestre, como material adicional às aulas
visando à aprendizagem dos alunos.
VI - AVALIAÇÃO
No 1º. Bimestre, o aluno será avaliado da seguinte forma:
Avaliação individual (com peso 8), prova com 12 questões objetivas, sem
consulta.
Trabalho (1) em grupo (com peso 2): Os alunos deverão se dividir em grupos de
até 04 componentes e irão fazer um trabalho a partir do livro: ALVES, Rubem.
Pinóquio às avessas. Campinas – SP: Verus Editora, 2010. A tarefa dos alunos
será ler o livro e fazer uma reflexão escrita sobre a história articulando com as
abordagens Tradicional, Comportamental e Humanista estudadas até este 1º
bimestre. A média do 1º bimestre será a soma das notas da prova (multiplicada
por 8) e do trabalho (multiplicada por 2), dividida por 10.
Observação: caso o aluno não tire no mínimo nota 4,0 (quatro) na prova, a nota
do trabalho não será incluída na média bimestral.
No 2º. Bimestre o aluno será avaliado da seguinte forma:
Avaliação individual (com peso 8), prova com 12 questões objetivas, sem
consulta.
Trabalho (2) em grupo (com peso 2): Os alunos deverão se dividir em grupos de
até 04 componentes e irão fazer um trabalho a partir do livro: ALVES, Rubem. A
escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 13ª ed.
Campinas/SP: Papirus, 2011. A tarefa dos alunos será ler o livro, e fazer uma
reflexão escrita a ser apresentada em seminário (atividade prática) sobre o texto
articulando-o com todas as abordagens estudadas neste semestre, bem como
3
3
apresentando a interface das mesmas com a sua futura atuação profissional. A
proposta é que os alunos utilizem recursos midiáticos para apresentar o
seminário (fragmento de filme, dramatização, oficina etc.). A média do 2º
bimestre será a soma das notas da prova (multiplicada por 8) e do seminário
(multiplicada por 2), dividida por 10.
A média do semestre será calculada de acordo com o Regimento da IES.
VII - BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
ALVES, R. Pinóquio às avessas. Campinas-SP: Verus Editora, 2010.
ALVES, R. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse
existir. 13ª ed. São Paulo: Papirus, 2011.
MIZUKAMI, M. da G. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU,
2013. (Temas básicos de educação e ensino).
COMPLEMENTAR
GOLEMAN, D. Inteligência Emocional. Trad. de Marcos Santarrita. 5ª ed. Rio
de Janeiro: Objetiva, 1996.
GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Trad. de Maria
Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artmed, 1995.
KUPFER, M. C. A. Freud e a Educação. O mestre do impossível. 3ª ed. São
Paulo: Scipione, 1995.
MACEDO, L. de Ensaios Construtivistas. 6ª ed. São Paulo: Casa do
Psicólogo, 2002.
SINGER, H. República de Crianças. Sobre experiências escolares de
resistência. São Paulo: Mercado das Letras, 2010. (Coleção Educação e
Psicologia em Debate).
TEXTOS DISPONÍVEIS NA INTERNET
BECKER, F. Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos. Disponível
em: http://livrosdamara.pbworks.com/f/Educacao_e_Realidade-1.pdf. Acesso
em: 25/05/2015.
BECKER, F. O que é construtivismo? Disponível em:
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_20_p087-093_c.pdf Acesso em:
25/05/2015.
EDUCAR PARA CRESCER – PENSADORES DA EDUCAÇÃO Disponível em:
http://educarparacrescer.abril.com.br/pensadores-da-educacao Acesso em:
25/05/2015.
GRANDES EDUCADORES. Disponível em:
http://revistaescola.abril.com.br/pensadores Acesso em: 25/05/2015.
Johann Friedrich Herbart. Disponível em:
http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/organizadorpedagogia-
como-ciencia-423109.shtml . Acesso em: 25/05/2015.
Sociologia em xeque. Amala e Kamala: as meninas-lobo. Disponível em:
http://vestibularsociologia.blogspot.com.br/2007/03/amala-e-kamala-as-meninaslobo.
html Acesso em: 25/05/2015.
VALENTE, J. A Teoria Humanista e a Escola de Summerhill. Disponível em:
http://psicologiapsi.wordpress.com/a-teoria-humanista-e-a-escola-de-summerhill
/ Acesso em: 25/05/2015.
SITES E BANCO DE DADOS
BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (USP)
http://www.teses.usp.br/
PEPSIC – PERIÓDICOS ELETRÔNICOS EM PSICOLOGIA
http://pepsic.bvs-psi.org.br/scielo.php
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE (BVS) - www.bvs-psi.org.br
PERIÓDICOS CAPES - www.periodicos.capes.gov.br
DVD Coleção Grandes Educadores – Jean Piaget com apresentação de Yves de
La Taille (ATTA mídia e educação - Editora Paulus www.paulus.com.br)
REVISTA NOVA ESCOLA
http://revistaescola.abril.com.br
EDUCAÇÃO ON LINE
http://www.educacaoonline.pro.br/
FILMOGRAFIA
GARDNER, Howard; SMOLE, Katia Stocco. Inteligências Múltiplas. 90 min.
Documentário. Nittas Vídeo (DVD), s/d.
MACEDO, Lino de. Construtivismo e Práticas Pedagógicas. 40 min.
Documentário, Nittas Vídeo (DVD), 2005.
MARINS, Luiz. Inteligência Emocional. 17 min. Entrevista/Palestra. Commit
(DVD), 2008.
ROGERS, Carl. Grandes Educadores – Carl Rogers. 40 min. Documentário.
Nittas Vídeo (DVD), s/d.
SKINNER, B. F. Grandes Educadores – B.F. Skinner. 40 min. Documentário.
Nittas Vídeo (DVD), 2006.
SMOLE, Katia Stocco. Grandes Educadores – Howard Gardner. 40 min.
Documentário. Nittas Vídeo (DVD), s/d.
Nenhum comentário:
Postar um comentário